Prefeitura de Vilhena promove encontro em comemoração ao Novembro Roxo

Terça-feira, 28 de novembro de 2023

Visualizada 165 vezes

Município realiza ações de conscientização sobre a prematuridade


O Centro de Referência de Imunobiológicas Especiais (Crie) organizou um encontro em celebração ao Novembro Roxo na última semana. A atividade teve como objetivo a prevenção ao nascimento de crianças prematuras, buscando conscientizar a comunidade sobre a importância desse cuidado especial.

 

A atividade contou com a participação de profissionais de saúde, compartilhando informações sobre o tema aos presentes. Além de abordar temáticas relevantes para a saúde materno-infantil, o encontro também destacou as ações do Crie, destacando seu espaço físico e o trabalho de referência prestado à população vilhenense.

 

Até o ano de 2022, Vilhena e a região do Cone Sul enfrentavam o desafio de encaminhar mensalmente crianças prematuras a Cacoal ou Porto Velho para a aplicação do Monoclonal Palivizumabe. No entanto, neste ano marca uma conquista significativa, com a descentralização das vacinas especiais da imunização para o CRIE.

 

"Essa descentralização garantiu o fim dos deslocamentos frequentes, permitindo que as crianças prematuras sejam contempladas com as aplicações dentro do próprio município", explica Jaqueline Furini Vaz, enfermeira do Crie. Ela reitera que esta é uma vitória aguardada pelas famílias, que agora participam da triagem médica e depois recebem as doses da vacina Palivizumabe.

 

O Crie está localizado nos fundos do Hospital Regional de Vilhena, ao lado do Instituto do Rim de Rondônia (IRR).

 

Semcom

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h