Semagri entrega mais de 350 toneladas de calcário para produtores por meio do Proleite

Quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Visualizada 111 vezes

Produto foi destinado através de parceria da Prefeitura de Vilhena com o Governo do Estado


A Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) entregou 350 toneladas de calcário para os produtores atendidos pelo Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia (Proleite) em diversas localidades rurais de Vilhena.

 

O produto foi destinado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Vilhena e o Governo do Estado, com a intermediação da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

 

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Geovaneo da Veiga, o calcário foi destinado apenas aos produtores atendidos pelo programa Balde Cheio da Semagri. "Fizemos essa parceria entre a Semagri e a Emater para destinar essas 350 toneladas de calcário aos produtores de leite que estavam na lista de espera e que conseguimos atender através de nossa equipe de campo da secretaria, que não mede esforços," enfatizou o titular da Semagri.

 

José Carlos Capito, produtor de leite do município, ressalta que há vários meses aguardava o calcário em sua propriedade. "Esse tipo de incentivo entre a Prefeitura de Vilhena e o Governo do Estado é excelente para nós, pequenos produtores. Agora, com o produto, poderei corrigir a pastagem em minha propriedade, o que melhorará a produtividade do rebanho leiteiro," ponderou o produtor.

 

De acordo com os técnicos da Semagri, o calcário além de corrigir a acidez do solo, fornece cálcio e magnésio, dois macronutrientes que garantem boa estrutura física do solo para promover a atividade microbiana, o desenvolvimento das plantas e a eficiência da adubação. Além disso, o insumo cria um ambiente propício para o desenvolvimento das raízes, aumenta a disponibilidade de fósforo, reduz a toxicidade de alumínio e manganês, aumenta a mineralização da matéria orgânica e a agregação, podendo reduzir a compactação.

 

Semcom

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h