Vilhena Regular: programa entregará títulos para mais de 300 famílias em Nova Conquista

Segunda-feira, 09 de outubro de 2023

Visualizada 300 vezes

Moradores contam que esperavam há mais de 30 anos pela regularização fundiária na região


Vilhena deu um importante passo para o desenvolvimento urbano e rural no último sábado, dia 7, com a chegada do programa "Vilhena Regular" em Nova Conquista. A ação foi realizada na Escola Municipal Maria Paulina, com a atualização dos cadastros dos moradores, tendo como objetivo a regularização territorial.

 

A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Terras (Semter) e contou com a presença do prefeito Flori Cordeiro, que destacou a importância do programa ir além da regularização convencional. "Hoje chamamos Nova Conquista de distrito, mas no documento, há mais de 30 anos, esse é um Projeto de Assentamento (PA) do Incra, que nunca foi regularizado. Agora estamos documentando e nos próximos dias vamos entregar o título definitivo para esses moradores", explicou.

 

A área já passou pelo georreferenciamento e possui um projeto de lei pronto para inclusão no perímetro urbano. A medida vai beneficiar diretamente 315 famílias. Valdeni Mendes, morador de Nova Conquista há 28 anos, contou que foi ali que criou os três filhos e que tem orgulho de pertencer àquela região. "Ao longo dos anos, vimos muitos dos vizinhos irem embora por causa da dificuldade em conseguir recursos, pela falta de investimento e pela pouca infraestrutura que temos. Agora, com o documento, isso vai mudar".

 

João Darcy Ries relembrou que chegou à região junto com o projeto de assentamento, há 33 anos, e que sempre acreditou no potencial de desenvolvimento local. "Essa regularização é muito mais do que um sonho antigo, é a certeza de que nós fizemos o certo em acreditar nesse lugar. Com a documentação, nós poderemos partir para outra etapa, que é a busca pela instalação de indústrias, atrair pessoas para morar em nosso distrito e ver isso aqui crescer".

 

REGULARIZAÇÃO - O programa "Vilhena Regular" unifica os projetos Reurb-s, Título Já e Regularize Vilhena, com o propósito de melhorar a eficiência das ações e abranger todos os tipos de titulação em um único programa. No primeiro semestre de 2023, mais de 520 títulos de regularização foram entregues à população por meio da Semter, e em setembro, o município, em parceria com o Governo de Rondônia, entregou outros 111 títulos.

 

Durante a ação, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) colaborou e realizou a atualização de dados do Cadastro Único. Além disso, a equipe atuou no atendimento direto à população para esclarecer dúvidas e divulgar os programas desenvolvidos pela secretaria.

 

Semcom

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h