Semma realiza soltura de animais silvestres em áreas de mata preservada

Terça-feira, 15 de agosto de 2023

Visualizada 160 vezes

Dois ouriços e uma preguiça foram resgatados dentro da cidade


O aparecimento de animais silvestres nas áreas urbanas de Vilhena tem crescido significativamente devido aos altos índices de queimadas na região. Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou, na última quinta-feira, dia 11, a soltura de três animais em áreas de mata preservada.

 

Na ocasião, foram devolvidos ao seu ambiente natural dois ouriços e uma preguiça, que foram anteriormente resgatados na área urbana da cidade. O primeiro ouriço e a preguiça foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros e entregues à Semma. Já o segundo ouriço foi resgatado pela secretaria, dentro de uma churrasqueira no bairro Cidade Verde.

 

Rafael Fonseca, secretário adjunto da Semma, explica que essas aparições são frequentes, uma vez que os animais buscam refúgio nas casas próximas às matas para escaparem do fogo, ressaltando que atear fogo em áreas urbanas e rurais é crime. Veja como foi a devolução, através do link: https://www.instagram.com/p/Cv-QwmRLhr0/

 

O município dispõe ainda da Lei 5.038, sancionada em 15 de fevereiro de 2019, que regulamenta a proibição da realização de queimadas ilegais na zona urbana, expansão urbana e rural do município de Vilhena, prevendo medidas legais de punição para esses atos.

 

Em caso de aparição de animais silvestres nas áreas urbanas ou nas residências, o indicado é não maltratar o animal, não tentar resgatá-lo sozinho e acionar o Corpo de Bombeiros ou a Semma para o devido resgate. Os contatos são: 193 – Corpo de Bombeiros e (69) 9 8471-2971 – Semma.

 

Semcom

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h