Prefeitura, Incra e Sepat realizam georreferenciamento para regularizar imóveis na área rural de Vilhena

Sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Visualizada 244 vezes

Ação é resultado de um Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o município, o estado e a união


Na última terça-feira, 8 de agosto, Vilhena deu início a um importante passo para a regularização fundiária da área rural do município. Através do Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a Prefeitura, a Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), está sendo realizado o georreferenciamento nas comunidades Cooperfrutos (Cooperativa dos Fruticultores de Vilhena) e Apronvida (Associação de Pequenos Produtores Rurais Nova Vida).

 

Sob a responsabilidade da equipe da Sepat, esse procedimento envolve um levantamento topográfico detalhado para determinar as características relacionadas às dimensões e localizações das propriedades. Segundo Ângela Ferreira, coordenadora de georreferenciamento, a primeira fase abrangeu aproximadamente 122 levantamentos topográficos e 160 cadastros.

 

Após a conclusão desses serviços, caberá ao Incra realizar a regularização e titularização dos lotes que constituem as comunidades. A previsão é que esses trabalhos sejam finalizados até o final deste ano.

 

O vice-prefeito de Vilhena, Aparecido Donadoni, esteve presente nas comunidades Cooperfrutos e Apronvida, acompanhando de perto o desenvolvimento dos trabalhos. Donadoni destacou que as propriedades rurais com documentação regularizada não apenas ganham maior valor no mercado, mas também se tornam elegíveis para mais apoio por parte de instituições de financiamento, o que impulsiona a produtividade e, consequentemente, aumenta a renda das famílias.

 

Essa iniciativa terá um impacto positivo nas vidas de pessoas como Emilene, engenheira e produtora rural, que há 11 anos administra um empreendimento de hortaliças em sistema hidropônico. "Gostaria de expressar meu agradecimento a toda a equipe envolvida, pois eles de fato olharam para os pequenos produtores com uma perspectiva diferenciada. Estão realmente prestando auxílio e reconhecendo o valor do nosso trabalho", afirmou.

 

Semcom

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h