Capacitação de Primeiros Socorros, com foco na Lei Lucas, beneficia professores e cuidadores de alunos em Vilhena

Sexta-feira, 04 de agosto de 2023

Visualizada 972 vezes

Servidores são capacitados e certificados para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos


Nesta semana, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) promoveu a primeira edição do Treinamento de Primeiros Socorros, com ênfase na Lei Lucas, direcionado a professores e cuidadores de alunos da rede municipal de ensino. O objetivo foi capacitar e certificar 526 servidores para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos no ambiente escolar.

 

O treinamento é uma resposta às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e à Lei 13.722, de Outubro de 2018, que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas de educação básica.

 

Durante o evento, os participantes receberam orientações e preparação para lidar com diversas situações de emergência, tais como arranhões, sangramentos, hemorragias internas e externas, suspeita de fraturas, desmaios, crises de asma, alergias, engasgos e procedimentos de reanimação cardiopulmonar em casos de paradas cardiorrespiratórias.

 

O treinamento foi dividido em duas turmas, realizado nos dias 2 e 4 de agosto. Com essa iniciativa, a rede municipal de ensino contará com 526 profissionais habilitados para agir em situações de urgência e emergência.

 

A Lei Lucas recebeu esse nome em memória ao menino Lucas Begalli, de 10 anos, que faleceu engasgado durante uma excursão escolar, em virtude da falta de conhecimento e treinamento das professoras que o acompanhavam. A lei visa evitar que tragédias semelhantes aconteçam e garante que todas as escolas mantenham um kit de primeiros socorros de fácil acesso.

 

A capacitação é uma realização da Secretaria de Administração (Semad) junto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).

 

Semcom

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h