Lideranças indígenas se reúnem com prefeito para a criação da Coordenadoria de Assuntos Indígenas em Vilhena

Sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Visualizada 7332 vezes

Encontro debateu ações direcionadas aos povos indígenas da região


Em reunião no Gabinete nesta quinta-feira, 26, o prefeito Flori Cordeiro, recebeu a visita de representantes indígenas para ouvir e discutir a criação da Coordenadoria de Assuntos Indígenas no município. Projeto passará por análise junto a Procuradoria Geral do Município, e caso vire proposta de lei, será enviado para aprovação junto a Câmara Municipal de Vereadores.

 

Participaram do encontro, além do prefeito, os vereadores Samir Ali e Dhonatan Pagani, a presidente da Associação Indígena Xyry-Xyry, Juliana Irachi, a líder indígena da tribo Terena, Arilene Terene, o cacique da tribo Enawenè-Nawê, Daliymase Enawene e o representante da Fundação Nacional dos Povos Indígenas em Vilhena (Funai), Roberto Bonifácio.

 

O prefeito Flori Cordeiro, apontou a necessidade do debate sobre as políticas públicas voltadas às comunidades indígenas. “Ouvimos e debatemos aqui com a comunidade indígena e representantes da Funai, e surgiu a ideia de criarmos a Coordenadoria de Assuntos Indígenas, que fará ações articuladas voltadas à educação, saúde, cultura, e projetos sustentáveis direcionados aos povos indígenas. A ideia é ter ao menos dois representantes indígenas de cada tribo compondo a coordenadoria”, enfatizou o prefeito.

 

“Trouxemos para o prefeito Flori Cordeiro as necessidades que nós das comunidades indígenas precisamos. Estamos na expectativa da criação desta Coordenadoria para termos a devida representatividade tanto daqueles que moram nas aldeias, quanto os que moram na cidade, que muitas vezes foram esquecidos por gestões anteriores. Esse primeiro encontro, fará a tão sonhada aproximação entre a Prefeitura e as comunidades indígenas, que só trará progresso, trazendo um maior fortalecimento cultural e social para o município” disse a líder da tribo Terena, Arilene Terene.

 

PROJETO - A Prefeitura de Vilhena irá analisar a proposta da criação da Coordenadoria de Assuntos Indígenas, junto com a equipe técnica da Procuradoria Geral do Município, assim, buscando criar o projeto de lei, para enviar para a Câmara Municipal de Vereadores para aprovação.

 

Semcom

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h