O programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) consiste em um conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades públicas de diferentes esferas para assegurar à população o acesso à água em quantidade suficiente e com qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente, a Portaria GM/MS nº 888, de 04 de maio de 2021.
Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), tem implementado esse programa com o intuito de promover a saúde pública e prevenir doenças de transmissão hídrica no município.
As atividades do Vigiagua são conduzidas pela Divisão de Vigilância em Saúde. De acordo com o técnico do programa, Paulo Tarcísio, essas ações abrangem inspeções, fiscalizações e monitoramentos da água fornecida pela companhia de saneamento, no caso, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae).
Para isso, são realizadas 20 coletas de água a cada mês, totalizando 240 amostragens por ano. Após essa etapa, as amostras coletadas pela equipe são enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen), em Porto Velho. O órgão é responsável por analisar e elaborar os laudos que descrevem os parâmetros básicos e físico-químicos presentes na água, incluindo pH, turbidez e agentes microbiológicos.
Além disso, anualmente, são coletadas oito amostras para análise de parâmetros de elevada complexidade, abrangendo substâncias orgânicas e inorgânicas, inclusive agrotóxicos. Essas amostras são obtidas em locais específicos, próximos das áreas de cultivo, e a análise é realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Todas as medições e registros das diversas características da água são lançados no Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), sendo este um instrumento do Vigiagua que tem o objetivo de auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde a partir dos dados gerados rotineiramente.
Paulo Tarcísio destaca que até o momento, todos os laudos de Vilhena têm apresentado resultados satisfatórios, sem qualquer indicação de alteração na qualidade da água.
"Nossa equipe se esforça para garantir a qualidade da água, pois somos a única cidade do estado abastecida pelo aquífero do Parecis. Continuaremos a manter essa excelência na vigilância da qualidade da água e na transparência das informações sobre a segurança hídrica", enfatizou.
Semcom
Prefeitura de Vilhena informa que os tickets para as cestas básicas do Natal Feliz estão esgotados
Nota de pesar da Prefeitura de Vilhena pelo falecimento do Sr.Júlio Torres de Freitas