1º Encontro do Programa de Alfabetização na Idade Certa é realizado em Vilhena

Quinta-feira, 16 de março de 2023

Visualizada 1482 vezes

Programa lançado em Vilhena busca melhorar resultados educacionais na região


Começou na tarde desta terça-feira, 14, o 1º Encontro do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia que busca a formação continuada de professores alfabetizadores para a melhoria dos resultados educacionais, com foco na alfabetização. Evento terá continuação ainda nesta semana, nos dias 16 e 17.

 

Além dos profissionais da educação em Vilhena, o evento contou com a presença de representantes dos municípios de Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste, todos integrantes do Bloco IV do PAIC.

 

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro, do secretário de Educação, Flávio de Jesus, e dos gestores escolares, coordenadores municipais do PAIC, técnicos das secretarias municipais de Educação, autoridades e demais convidados presentes no evento.

 

Durante a solenidade, o prefeito Flori Cordeiro destacou a importância da alfabetização como um direito de todos, e a satisfação em receber um programa de formação de professores tão relevante, assessorado por órgãos governamentais de alta confiabilidade.

 

Também participaram do primeiro dia do encontro, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Samir Ali, o representante do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Jailson Viana de Almeida, a coordenadora regional de Educação em Vilhena, Maria de Fátima Oliveira, a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia e Curadora da Educação, Infância e Juventude no Município de Vilhena, Yara Travalon Viscard, a especialista em planejamento estratégico e processos comunicacionais, Rita de Cássia Paulon, a formadora do PAIC, Maria Regina dos Santos e as representantes da Defensoria Pública Bruna Grobberio Trancoso e Ilcemara Sesquim Lopes.

 

O evento contou com atividades formativas para os professores alfabetizadores, como palestras e oficinas, visando contribuir com o desenvolvimento da metodologia do programa e aprimorar a alfabetização das crianças na idade certa. O PAIC é uma iniciativa do Tribunal de Contas em cooperação com as redes municipais de ensino, buscando a melhoria da educação na região.

 

A expectativa é que, com o desenvolvimento do programa, os municípios envolvidos possam alcançar melhores índices educacionais, proporcionando um futuro mais promissor para as crianças e jovens. O 1º Encontro do PAIC em Vilhena espera obter o comprometimento das autoridades com a educação e o desenvolvimento social do Estado de Rondônia.

 

Semcom

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h