Janeiro Branco: Prefeitura de Vilhena promove evento focado na valorização da saúde mental

Segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Visualizada 412 vezes

Ação voltada à comunidade vilhenense, contou com atendimentos psicológicos, espaço para artesanatos e prática de esportes


No último sábado, 21, aconteceu o Dia da Praça, na praça Ângelo Spadari, evento que contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria Municipal de Esporte (Semes) da Fundação Cultural de Vilhena (FCV) e voluntários, como parte das ações que integram a campanha do “Janeiro Branco”, que segue até o dia 29 de janeiro.

 

A equipe da Semus, colaborou com o atendimento psicológico, oferecendo encaminhamento, aferição dos sinais vitais, arteterapia, ioga e alimentação saudável através de nutricionistas. Já a equipe da Semes e voluntários ofereceram a prática de esportes aos participantes, como roda de capoeira, karatê, ginástica rítmica, atividades para as crianças, jogos interativos e roda de música.

 

O evento também contou com a participação de doze artesãos expondo seus trabalhos. De acordo com Andrea Cotta, responsável pela organização da Feira Cultural, o artesanato colabora com a saúde mental. “Temos vários casos de artesãos que começaram sua jornada com o artesanato, após sessões com seus psiquiatras e psicólogos, que os orientaram a entrar neste mundo. A arte relaxa, desestressa, e lhe dá novos conhecimentos, valorizando seu interior”, explicou Andrea.

 

O Janeiro Branco é um movimento social voltado na construção de uma cultura focada na saúde mental, com objetivo de chamar a atenção da sociedade e instituições para as necessidades referentes à saúde mental da população. Durante todo o mês, a equipe da Semus, psicólogos do município, e outras secretarias realizarão ações com espaço para meditação, lazer e plantão psicológico.

 

Semcom

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h