Vilhena será certificada pelo Ministério da Saúde por eliminar a transmissão vertical do HIV

Quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Visualizada 144 vezes

Ações do município de prevenção renderam o certificado junto ao Ministério da Saúde 


Vilhena será a primeira cidade de Rondônia a receber a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, quando o vírus é transmitido durante o período de gestação, parto ou amamentação do bebê. A notícia foi dada após a reunião na última semana entre o prefeito de Vilhena Ronildo Macedo, o secretário municipal de Saúde Kim Mansur, e as equipes do Ministério da Saúde e da Agência Estadual de Vigilância Sanitária de Rondônia (Agevisa).

“Vilhena foi pioneira em Rondônia na avaliação do Ministério da Saúde e Agevisa com a certificação da transmissão vertical do HIV. Vale ressaltar que o município também receberá o selo de boas práticas no combate a transmissão da Sífilis Congênita. Nenhum município da região norte com mais de 100 mil habitantes recebeu tal qualificação até então”, enfatizou a gerente técnica de vigilância epidemiológica da Agevisa, Arlet Baldez.

O prefeito Ronildo Macedo, aponta que um dos objetivos da sua gestão foi estruturar a Saúde. “O Ministério da Saúde valoriza os municípios que capacitam a rede de atenção básica. A gestante que necessita deste atendimento especial em caso do diagnóstico positivo, há um acompanhamento desde o pré-natal para prevenir a transmissão do vírus para a criança. Capacitamos a equipe e agora estamos recebendo o reconhecimento”, lembra Ronildo.

“É gratificante ver que após muito trabalho dos nossos profissionais da saúde, conseguimos esta importante certificação, que reconhece e atesta a qualidade do serviço prestado aos pacientes com HIV e Sífilis”, pontuou o secretário municipal de saúde, Kim Mansur. 

CERTIFICAÇÃO - O Ministério da Saúde incentiva os municípios na adoção de ações para melhoria da qualidade do pré-natal, parto, puerpério e acompanhamento da criança quando são filhas de mães HIV positivo, bem como para o fortalecimento das intervenções preventivas. Em caso de bons resultados nestas prevenções é dado o certificado, como será o caso de Vilhena. 

 

Semcom 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h