Covid-19: com 522 casos confirmados, junho registra alta de 450% no número de casos positivos em Vilhena

Segunda-feira, 04 de julho de 2022

Visualizada 453 vezes

Mesmo com alta na contaminação, nenhum caso grave foi registrado e saúde garante: "Vacinação fez a diferença"


Em tendência de alta, o número de casos positivos de covid-19 em Vilhena se elevou rapidamente nas últimas duas semanas, acompanhando taxas elevadas em todo o país. De 1° de junho a 19 de junho foram registrados 115 casos confirmados de covid-19, já no período entre 20 de junho e 30 de junho foram registrados 407 casos, um aumento repentino que gerou alerta e preocupação nas equipes de Saúde do município. Ainda assim, nenhum caso grave foi registrado e a cidade tem atualmente somente três pacientes em observação clínica, sem que nenhum paciente tenha precisado de UTI no mês. A Prefeitura reforçou também a importância da vacinação, vital para que casos graves sejam evitados.

“As últimas semanas de junho puxaram nossos números para cima. Estávamos com uma quantidade baixa de novos positivos, com dias sem nenhuma notificação. A partir do dia 21 houve um aumento significativo de novos casos chegando aos últimos três dias do mês com 60 positivos por dia. Desta forma recomendamos o uso de máscaras em ambientes fechados, nas áreas de atendimento hospitalar já há novamente a exigência do uso de máscaras, mas é importante que mesmo em locais que não há exigência, que por segurança própria a população volte ao uso de proteção facial”, explicou o coordenador de Atenção Básica, Clair Cunha.

José Aparecido, secretário municipal de Saúde, salientou que o aumento de casos positivos se dá pela diminuição do uso de máscaras combinado ao fim das restrições de distanciamento e sazonalidade dos vírus respiratórios. “Depois de dois anos sem poder se reunir em grandes eventos ou aglomerações em geral, 2022 foi marcado por muitos eventos e pessoas sem máscara por todo o país. De qualquer forma, a onda que estamos passando agora começou no Sul e Sudeste, que no meio do ano tem aumento já histórico de doenças respiratórias, chegou à capital de Rondônia e agora se espalhou pelo interior. A vacinação cria uma barreira imunológica, mas não zera o contágio. O sucesso da imunização se revela, porém, no fato de não termos nenhum caso grave neste mês, apesar de mais de 500 contaminados”, revela o secretário.  

A vacinação contra a covid-19 continua nos postos de saúde. A quarta dose está disponível para todos com 40 anos ou mais. A Saúde destaca que todos que ainda não receberam as três doses, que façam a atualização do cartão de vacinas.

Mais informações podem ser conseguidas pelo WhatsApp institucional da Saúde, 3322-2945.

 

Semcom

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h