Três cursos gratuitos são oferecidos através de parceria da Prefeitura de Vilhena com Senai em Vilhena

Sexta-feira, 13 de maio de 2022

Visualizada 293 vezes

Fomento à indústria: vagas para Gestão de Manutenção em Máquinas, Mecânico de Máquinas Industriais e Eletricista Industrial estão abertas


Ouvir matéria

A Prefeitura Municipal de Vilhena firmou mais uma parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para oferecer cursos gratuitos à comunidade que deseja se inserir no mercado de trabalho. Três novas capacitações profissionais estão disponíveis com 85 vagas no total com inscrições abertas na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) até que as turmas estejam completas. 
 
“Esses cursos são resultado de reuniões que realizamos com a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, a Semtic, no ano passado. Estivemos com a gerência de Recursos Humanos da Friboi JBS, que é uma parceira também da Prefeitura, e com outras empresas que atendem em Vilhena colhendo informações sobre as necessidades dessas empresas no mercado de trabalho. São cursos atendem uma necessidade de mão de obra. Desta forma, aqueles que finalizarem o curso já terão grande possibilidade de serem empregados”, explicou Silvio Leite, gerente do Senai de Vilhena. 
 
Os cursos oferecidos serão: (1) Gestão da Manutenção em Máquinas e Equipamentos, (2) Mecânico de Máquinas Industriais e (3) Eletricista Industrial. De acordo ainda com Silvio, o curso de Gestão da Manutenção terá 40 horas de duração e 35 vagas, sendo uma extensão dos outros dois cursos, visto que muitas empresas buscam trabalhadores capacitados em gerenciamento de equipes e processos. Os outros cursos serão mais longos, com aulas teóricas e práticas, com 25 vagas cada um. 
 
As inscrições para os cursos serão presencialmente na Semas, localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao posto de Saúde Afonso Mansur, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A previsão é que os cursos comecem ainda em junho. Todos os participantes receberão certificados de conclusão. 
 
Para ter direito a participar das aulas é preciso cumprir alguns pré-requisitos, como explica Rita Correia, agente de desenvolvimento da Semtic. “É preciso residir em Vilhena, ter pelo menos 16 anos, possuir ensino fundamental completo e disponibilidade para participar de pelo menos 75% das horas/aula. A parceria entre Semas, Semtic e Senai é muito importante. É uma iniciativa que atende a cobranças do nosso prefeito Eduardo para buscar meios de atender a população que mais necessita”, comenta Rita. 
 
Eduardo Japonês elogiou a ação e destacou a importância da Prefeitura no fomento da economia local. “Vilhena é uma potência econômica e parte desse sucesso é resultado do trabalho de nossa secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, que viabiliza vários cursos de capacitação profissional, empréstimos para pequenos empreendedores, orientações a quem deseja abrir um novo negócio, informações estratégicas para empresas de grande porte, bem como assessoria junto ao Sebrae, Sesi, Senai, Sicoob Credisul e tantos outros parceiros para eventos de negócios, feiras e demais projetos. Quem ganha é Vilhena”, destacou.
 
Veja abaixo a descrição técnica detalhada de cada curso, conforme definido pelo Senai: 
 
Gestão da Manutenção
 
Objetivo geral
Formar profissionais capazes de realizar a gestão de manutenção de máquinas e equipamentos, bem como capacidades sociais, organizativas e metodológicas, de acordo com a atuação do técnico no mundo do trabalho. Desenvolver nos alunos capacidades para: Coordenação e supervisão de equipes; Gestão administrativa de pessoas; Planejamento; Relações humanas no trabalho; Equipes de trabalho; Ética.
 
Mecânico de Máquinas Industriais
Executar serviços de manutenção não planejada e planejada em máquinas e equipamentos industriais, atendendo normas e padrões técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente. Executar serviços de manutenção não planejada em máquinas e equipamentos industriais, atendendo normas e padrões técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente. Executar serviços de manutenção planejada em máquinas e equipamentos industriais, atendendo normas e padrões técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.
 
Eletricista Industrial
Executar a instalação e manutenção de sistemas elétricos industriais, considerando a legislação, normas, padrões e requisitos técnicos de qualidade, saúde, segurança e de meio ambiente. Executar a instalação e manutenção de sistemas elétricos industriais, considerando a legislação, normas, padrões e requisitos técnicos de qualidade, saúde, segurança e de meio ambiente.
 
Mais informações podem ser conseguidas com a Semtic, que funciona no Paço Municipal da Prefeitura de Vilhena de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
 
Semcom

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h