No Dia Internacional da Enfermagem Prefeitura convoca mais 10 enfermeiros em reforço ao quadro de profissionais

Quinta-feira, 12 de maio de 2022

Visualizada 129 vezes

Somadas com as contratações anteriores, serão 32 profissionais de enfermagem contratados somente nos últimos 50 dias


Ouvir matéria

Nesta quinta-feira, 12 de maio, a Prefeitura de Vilhena comemora o Dia Internacional da Enfermagem com a convocação de mais 10 enfermeiros para integrar o quadro da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Contando com estas, somente nos últimos 50 dias, já são 32 convocações. A iniciativa visa aumentar a capacidade de atendimento do município e também dar melhores condições de trabalho aos enfermeiros que já atuam em todas as unidades da Saúde da Prefeitura de Vilhena. 
 
“A pandemia exigiu muito dos profissionais de saúde, tanto física quanto mentalmente. Enfrentamos um desafio que nunca imaginaríamos passar. Foram dois anos dessa luta e a demanda em Vilhena tem aumentado ainda por conta do crescimento populacional. É importantíssimo esse aumento no quadro de efetivos. Esses 10 novos contratados estarão sendo divididos entre o Hospital Regional de Vilhena e a Atenção Básica”, destaca o prefeito Eduardo Japonês.
 
O secretário municipal de Saúde, José Aparecido, destaca que a estrutura física e a remuneração dos servidores da Saúde estão em pauta neste ano. “O próprio prefeito Eduardo já se reuniu com os enfermeiros e destacou sua preocupação em melhorar ainda neste ano as condições de trabalho e de salário para eles. É um compromisso que assumo junto com ele, buscando o melhor para nossos profissionais como um todo”, assegura. 
 
Há atualmente cerca de 120 enfermeiros no quadro de servidores da Prefeitura, em todas as unidades de Saúde, como Hospital Regional de Vilhena, Unidade de Pronto Atendimento 24h, postos de saúde, policlínica e demais órgãos.
 
DIA DA ENFERMAGEM - A data comemorativa foi escolhida em homenagem à inglesa Florence Nightingale, que é considerada a “mãe” da enfermagem moderna. De acordo com o portal Brasil Escola, Florence foi a pioneira no tratamento de feridos em batalhas, ficando famosa pela sua atuação na Guerra da Crimeia, entre 1853 e 1856. Com seu conhecimento profissional adquirido até então, ela reforçou a limpeza dos hospitais de guerra, expôs os militares ao ar fresco, criou um plano de alimentação adequado a cada tipo de doente e enfatizou a importância do repouso. O empenho de Florence e sua equipe foi satisfatório, já que se estima que a mortalidade tenha caído de 42,7% para 2,2%, o que rendeu a ela reconhecimento internacional. 
 
Quase 170 anos depois, a região atualmente é alvo de disputas bélicas novamente, que já causaram milhares de mortos. 
 
Mais informações sobre a saúde municipal podem ser conseguidas pelo WhatsApp institucional 3322-2945.
 
Semcom

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h