Censo escolar: Semed realiza formações para a principal pesquisa estatística da educação brasileira

Terça-feira, 26 de abril de 2022

Visualizada 142 vezes

Recursos financeiros do Governo Federal são garantidos com o levantamento de dados na rede municipal de ensino


A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza neste mês formações continuadas com diretores, secretários escolares e demais servidores para habilitá-los a executar o Censo Escolar (Educacenso) 2022. As ações acontecem por meio do Programa Formação Pela Escola (FPE) com o objetivo de fazer extenso levantamento de dados da rede municipal de ensino, colaborando para a gestão, a garantia de repasses do Governo Federal e administração das escolas.

“O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística sobre a educação brasileira. Com ele teremos um diagnóstico preciso do ensino público e privado, com dados de estudantes e de toda a comunidade escolar. Além disso, esta ação é a porta de entrada para recursos financeiros providos pelo Ministério da Educação”, explica Amanda Areval, secretária municipal de Educação.

O primeiro encontro, feito online, aconteceu em 15 de março, com a duração de quatro horas. Foi apresentado o cronograma e o esclarecimento de dúvidas. A formação teve a participação da secretária municipal de Educação, Amanda Areval, da tutora do programa Formação Pela Escola (FPE) da Semed,  ngela Maria, da gerente do Departamento de Inspeção e Normas Escolares, Angelita Martignago e da coordenadora pedagógica da Semed, Deusodete Aimi.

EDUCACENSO – Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo Escolar é realizado através de iniciativa da União com parceria nos estados e municípios, no âmbito público e privado.

A fase preparatória envolve formação de 60 horas aos profissionais que participarão do Educacenso. O programa oferece cursos para fortalecer a atuação dos agentes envolvidos na execução, acompanhamento, avaliação, controle e prestação de contas de programas.

 

Semcom

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h