Sessão solene da Assembleia Legislativa homenageia vice-prefeita de Vilhena em alusão ao Dia da Consciência Negra

Terça-feira, 23 de novembro de 2021

Visualizada 99 vezes

Professor de Capoeira Odair Belarmino da Secretaria Municipal de Esportes também recebeu diploma


Ouvir matéria

Patrícia da Glória, a primeira vice-prefeita negra da história de Vilhena, foi homenageada na tarde desta segunda-feira, 22, em Sessão Solene da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE/RO). O evento organizado pelo deputado estadual Lazinho da Fetagro entregou diploma à Patrícia e ao professor vilhenense de capoeira Odair Belarmino em reconhecimento à luta em defesa da causa racial no Estado.

Realizado em alusão ao Dia da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro, a sessão premiou 30 personalidades de todo o Estado. O voto de louvor dado aos vilhenenses destacou-os como “grande defensores da causa racial” e deu “reconhecimento de seu trabalho nesse tema no município de Vilhena”.

“Foi emocionante participar e entrar em contato com tantas pessoas que vivem a realidade de ser negro e de defender a causa também, mesmo não sendo. É revigorante ver que nessa luta não estamos sozinhos e que é um movimento vivo e bem organizado. Agradeço imensamente ao convite e contem comigo para ampliarmos esse debate”, disse Patrícia da Glória.

Odair, popularmente conhecido como Kisuco, também agradeceu a homenagem. “Estamos há vários anos disseminando a cultura afro e a capoeira tem essa característica intimamente ligada com a relação entre o Brasil e a África. Ações de valorização assim são muito importantes para manter acesa a chama da nossa cultura apesar das dificuldades diárias”, explica.

O deputado Lazinho da Fetagro agradeceu a presença de todos destacando se tratar da segunda edição do evento, realizado pela primeira vez no ano de 2019. “Muito obrigado a todos pela presença e pela constante luta em defesa da igualdade racial e contra o racismo. Uma luta árdua que conseguiremos vencer, de mãos dadas promovendo a justiça social e a nossa igualdade”, garantiu.

HOMENAGEADOS - Foram agraciados com voto de louvor as personalidades: Francisco José Amaral dos Santos (Pai Francisco de Oxalá), Wagner Ricardo  Vaz de Góes (Pai Wagner), Maria Edite do Nascimento (Mãe Edito do Risca), Elias Fernando Ribeiro (Mestre Xoroquinho), Odair Belarmino (Instrutor Kisuco), Ronildo Silva Soares (Instrutor Gato), Ednair Rodrigues do Nascimento, Angilene Gomes Balbino, Raimunda Erineide Rodrigues Pinheiro, Antonio Jesus Sousa Miranda (Neto), Alécio Valois Pereira Araújo, Arnaldo André de Brito, Francinete Pereira Silva, Valter Antonio Passos, Anderson Ferreira, Marilsa Santana dos Santos (Negra Mari), Edjales Benício de Brito, Leonilda Simão, Patrícia Aparecida Glória, Delson Fernando Barcelos Xavier, Uilian Nogueira Lima, Fabio Roberto  de Oliveira Santos, Rosângela Aparecida Hilário, Helionice de Moura Silva Araújo, Gisele Dias de Olibeira Bleggi Cunha, Niedja Virgínia Felix de Santana, Robinson Percy Holder, Angelita Farias Barboza Nogueira, Ana Maura Ramos Martins, Mara Valverde Oliveira Araújo, Joana Angélica Guimarães da Luz.

 

Semcom

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h