Secretarias de Meio Ambiente e Educação definem encontros para aulas de conscientização ambiental

Sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Visualizada 152 vezes

União das secretarias restabelece ideia já realizada nos anos anteriores: projeto busca tratar de temas de conscientização desde a infância


Ouvir matéria

Em reunião esta semana, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), definiram os detalhes para retomar as aulas de educação ambiental nos colégios do município. Ação já foi realizada pela Prefeitura de Vilhena nos anos anteriores, mas foi interrompida devido a pandemia da covid-19.

Foi estabelecido no encontro, que a Semma visitará as escolas pré-selecionadas pela Semed, pelo menos uma vez por semana, realizando palestras que contarão com material educacional e até mesmo animais, tratando da importância da conscientização ambiental. O projeto será retomado nas próximas semanas.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Maziero, o intuito é conscientizar as crianças. "Vamos orientar os pequenos quanto à separação do lixo e estimular a reciclagem. São ações fáceis que contribui muito com a cidade. Precisamos passar isso para os alunos, para entenderem a coleta seletiva, a destinação de resíduos orgânicos, compostagem, respeito aos animais, dentre outras ações, assim vamos diminuir a degradação da natureza", destaca Rafael.

O projeto foi iniciado no ano de 2019, mas devido à pandemia da covid-19, foi suspenso. A Semma estima que cerca de 12 mil alunos das escolas municipais receberam as palestras. Além da educação ambiental, o projeto também instruirá os alunos sobre os cuidados em encontros com animais silvestres no cotidiano, lhes apresentando algumas espécimes. Também será abordado temas como o ensino da fauna local, evitar os maus tratos, e orientações de como contatar os órgãos responsáveis para captura segura de animais que estão na zona urbana.

Amanda Areval, secretária municipal de Educação, vê no projeto um incentivo para a nova geração se engajar no tema. "Quanto mais nós agregarmos conhecimento aos nossos alunos, certamente se tornarão adultos com um pensamento mais amplo. A ideia de fazer a conscientização ambiental nas escolas é ótimo, vamos retomar e tenho a certeza que nossos alunos irão gostar muito”, aponta Amanda.

 

Semcom

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h