ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

CENTRAL DE BOATOS CORONAVÍRUS PMV Nº 06 - É VERDADE OU MENTIRA?

Quinta-feira, 26 de março de 2020

Visualizada 227 vezes


PRENDER A RESPIRAÇÃO AJUDA A DESCOBRIR SE A COVID-19 CAUSOU FIBROSE NOS PULMÕES?

O BOATO:

Circula com frequência pelas redes sociais textos e vídeos que sugerem que as pessoas prendam o ar no pulmão por dez segundos para saber se têm fibrose nos pulmões provocada pelo novo coronavírus.

A VERDADE:

O Ministério da Saúde classifica a mensagem como falsa e acrescenta que isso é uma “bobagem”. Isso porque os pacientes com a covid-19 não desenvolvem fibrose pulmonar. A fibrose é uma doença pulmonar causada por exposição crônica, às vezes durante anos, a poluentes industriais. Em uma infecção aguda como a do coronavírus, não há tempo suficiente para que o paciente desenvolva fibrose. Ele pode, na verdade, ter uma pneumonia.

Febre e tosse, que estão entre os sintomas da Covid-19 e de outras doenças, não são indícios de que um paciente desenvolveu fibrose nos pulmões. Os infectologistas Nancy Bellei e Leonardo Weissmann, da Sociedade Brasileira de Infectologia, são enfáticos: a mensagem é fake news. "Esta técnica citada de respirar fundo e prender a respiração não tem nenhuma evidência. Para saber se há fibrose ou não, são necessários outros exames específicos", diz Weissmann.

Os exames para diagnosticar a covid-19 são feitos por laboratórios autorizados pelo Ministério da Saúde, apenas. Não há nenhuma outra forma de identificar a presença do vírus no corpo de alguém.

A mensagem também diz que se uma pessoa beber água a cada 15 minutos consegue se prevenir contra o vírus. Embora tomar pelo menos dois litros de água por dia seja importante para manter o corpo hidratado e com boa imunidade, isso não previne a pessoa de contrair o coronavírus.

Para saber se as informações sobre esse novo vírus são verdadeiras ou não é essencial que acompanhe sites oficiais como o Ministério da Saúde ou Organização Mundial de Saúde (OMS). A Prefeitura de Vilhena está comprometida com a verdade e, diariamente, publicará a série de postagens “Central de Boatos Coronavírus” para combater o vírus e as fake news ao mesmo tempo!

Você pode ajudar a vencermos essa batalha com o conhecimento. Compartilhe algo somente depois de verificar a veracidade. A Saúde pública agradece!

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h