ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

CENTRAL DE BOATOS CORONAVÍRUS PMV Nº 04 - É VERDADE OU MENTIRA?

Terça-feira, 24 de março de 2020

Visualizada 192 vezes


O BOATO:

Avisos alertam que o uso de ibuprofeno pode piorar ainda mais o quadro de saúde das pessoas que estão com coronavírus (covid-19). A mensagem mais comum é:

“Três estudos feitos em doentes infectados com o novo coronavírus evidenciaram que a classe de anti-inflamatórios não esteroides (conhecidos como AINE’s) aumentam a expressão de enzimas conversoras de angiotensina 2 (ACE2), receptores que existem em células epiteliais dos pulmões, intestinos, rins e vasos sanguíneos, e aos quais o SARSCoV-2 se liga para infectar o organismo humano. Os dados são hipotéticos a nível molecular/celular, sem evidência científica, com dados coletados durante a epidemia e em vida real.”

 

A VERDADE:

Embora ainda não haja evidências científicas suficientes, por precaução, o Ministério da Saúde recomenda a substituição do Ibuprofeno por outros analgésicos. Piora na saúde de pacientes graves com coronavírus (com dificuldades respiratórias) foram levantadas por outros países, como França, Espanha e Inglaterra.

É fundamental que a substituição dos medicamentos seja feita com recomendação de um profissional de saúde. Já os medicamentos para hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, devem ser mantidos. Já que a falta do medicamento pode piorar estas doenças.

Anti-inflamatório utilizado para baixar a febre dos pacientes, o ibuprofeno causa a ativação do receptor EAC2. Esse processo pode potencializar a ação do vírus para infectar outras células do corpo humano.

Você pode ajudar a vencermos essa batalha com o conhecimento. Compartilhe algo somente depois de verificar a veracidade. A Saúde pública agradece!

Abaixo está uma lista de quais remédios levam o ativo em sua composição.

Advil

Algiflex

Algi-Reumatril

Alivium

Buprovil

Buscofem

Dalsy

Doraliv

Doraplax

Febsen

Ibuflex

Ibufran

Ibuliv

Ibupril

Ibuprofan

Ibuprofeno

Ibupromed

Ibuprotrat

Ibuvix

Iquego-Ibuprofeno

Lombalgina

Motrim

Novalfem

Otiun

Parartrin

Spidufen

Uniprofeno

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h