ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Semtic e Setur apresentam ações e planejamento para inovações no Turismo local e regional

Segunda-feira, 09 de março de 2020

Visualizada 322 vezes

Reunião com secretários e representantes de prefeituras, entidades e empreendimentos turísticos discutiu avanços no setor


Representantes do turismo dos municípios do Cone Sul se reuniram na última semana para debater a implantação de inovações no Turismo da região e o fortalecimento do setor. Os representantes dos municípios integrantes da Instância de Governança do Pólo Vale do Guaporé tiveram a oportunidade de apresentar projetos que serão colocados em prática ainda neste semestre.

A reunião, realizada no auditório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), contou com a participação de Marcondes Cerrutti, secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio. Presente também no encontro, Gilvan Pereira, superintendente estadual de Turismo, coordenou a discussão, que se concentrou em três temas: o Planejamento Estratégico de 2020, o desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo e detalhes do Programa Viaja Mais Servidor.

Uma das propostas apresentadas foi do programa Viaja Mais Servidor, que junto aos empreendimentos turísticos, dá benefícios ao servidor público de viajar a outros municípios do Estado. Marcondes vê o programa como bom método de fomento do Turismo. “Temos que buscar o interesse do empresariado. A proposta do programa faz com que pessoas daqui busquem um pacote de turismo para viajar em caravanas para outras cidades e vice-versa. Temos de fortalecer as ações e fazer com que aconteçam, mas o envolvimento do empresariado é fundamental. Assim, reuniões como esta são muito produtivas”, conclui Marcondes.

Durante sua fala, Gilvan destacou que a união dos órgãos é o melhor meio para fortalecer a área e destaca o trabalho dos representantes da região. "Viemos fortalecer a rede de órgãos que atuam no desenvolvimento do Turismo. Devemos focar nos 10 eixos para aplicar nos municípios, como governança, capacitação, empreendedorismo e atração de investimentos, criação de fluxo e demandas, promoção, dentre outros. Temos uma ótima parceria com a Prefeitura de Vilhena, na revitalização da Casa Rondon, que além do cunho histórico e cultural, potencializa o excursionismo”, destaca o superintendente.

Rita Correa, agente de desenvolvimento da Prefeitura, crê que a partir destes encontros novas ideias podem ser agregadas e aplicadas no município. “Além de reunirmos representantes de todos os municípios integrantes do pólo, tivemos a participação de secretarias municipais e também de Entidades, conseguimos trazer empresários da rede hoteleira, bares e restaurantes, proprietários de pesque-e-pagues e parceiros do Esporte. Estamos vivendo um momento próspero. São ações como estas que darão bons frutos”, ressalta.

Além de empresários, estiveram presentes representantes das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Assistência Social, além das autarquias, Fundação Cultural e do Serviço Autônomo de Água e Esgotos, entidades do Sistema S (Senai e Sebrae) e do grupo MTB Vilhena, de ciclismo, membros do Turismo de Colorado, Chupinguaia, Pimenteiras e Cerejeiras.

ATENÇÃO MUNDIAL – A Setur destacou que o site Rondônia Tem Tudo (https://rondoniatemtudo.ro.gov.br/) exalta as potencialidades do Estado. O portal vem sendo acessado por pessoas das Américas, Europa e Ásia. Dentro dos conteúdos do site, Vilhena é um dos destaques do site.

 

Semcom

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h