ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Assistência técnica da Prefeitura a produtores rurais aumenta produtividade dos pequenos agricultores de Vilhena

Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Visualizada 160 vezes

Visitas em campo e orientações no escritório da Semagri apoiam agricultura familiar na cidade


Além de executar o Porteira Adentro, destinando serviço de máquinas na zona rural, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) oferece também assistência técnica especializada para orientar os pequenos produtores a aumentarem sua produtividade. O conhecimento é repassado a agricultores diariamente no escritório da Semagri na Prefeitura e também semanalmente em visitas dos especialistas da Prefeitura nas propriedades que solicitam acompanhamento.

De acordo com o engenheiro agrônomo Gustavo Nóbrega Lisboa, da Semagri, o serviço é prestado de maneira contínua e pode ser solicitado por qualquer produtor, sem custo. “Oferecemos apoio principalmente com orientações sobre adubação, tratos culturais, manejo de pragas e recomendações a partir das análises de solo. De posse de informações confiáveis e úteis, os pequenos produtores podem aumentar muito a rentabilidade e o sucesso de suas lavouras. Já quem arrisca investir na atividade sem ter certeza do que está fazendo, pode se colocar em problemas”, alerta o agrônomo.

Para que os especialistas da Semagri visitem a propriedade, é necessário agendar com antecedência através do cronograma da secretaria. Por meio destas visitas, os profissionais da Semagri identificaram a principal causas de problemas nas pequenas plantações do município: a falta de estudos técnicos na aplicação dos métodos de plantio e cultivo.

“A cidade tem bastante vocação para hortaliças, milho, batata doce, mandioca, espécies frutíferas, entre outros. No entanto, muitos dos agricultores familiares não se dedicam no aprimoramento de suas técnicas. Isso pode significar muito prejuízo ou até inviabilizar o negócio. A preocupação em estar sempre aprendendo é necessária”, explica Gustavo.

O secretário municipal de Agricultura, Jair Dornelas, enfatiza que a carência no conhecimento de manejo do solo diminui a produtividade de muitos que poderiam ter faturamento maior em sua propriedade, mesmo que pequena. “O solo de Vilhena, em muitas áreas, é arenoso e ‘pobre’ em nutrientes. No entanto, é plano, tem clima bom e abundância de sol e chuva. Sendo assim, corrigir o solo de maneira adequada é fundamental para aproveitar essa condição natural favorável para as plantações. E é aí que entra a Semagri ajudando o pequeno produtor a maximizar seus ganhos, melhorar o produto oferecido aos consumidores e gerar emprego e renda”, completa Jair.

As visitas são realizadas também pelo técnico agrícola da Semagri, Cláudio Guimarães. Recentemente Cláudio e Gustavo conheceram a produção de maracujás do agricultor Messias Cardoso (foto em anexo). Os conselhos ajudaram o produtor a entender melhor os tratos culturais necessários para a variedade que cultiva e também a cuidar melhor das plantas quando as pragas atacam.

 

Semcom

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h