ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Ex-prefeito de Maringá se reúne com Japonês e secretários municipais de Vilhena para troca de experiências

Segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Visualizada 651 vezes

Após palestra promovida pelo Sebrae, Silvio Barros deu dicas e revelou projetos que deram certo na cidade paranaense


O prefeito Eduardo Japonês e seu secretariado conversaram na última semana com o ex-prefeito premiado de Maringá, Sílvio Barros, para trocar experiências e conhecer os projetos que deram certo na cidade paranaense. O encontro aconteceu após a palestra do convidado no 5º Encontro do Projeto Líder Cone Sul - Liderança para o Desenvolvimento Regional, programa coordenado pelo Sebrae.

A palestra denominada de “Governança Colaborativa e o papel da sociedade organizada” ministrada por Sílvio Barros, utilizou o exemplo da sociedade civil, que pode elaborar propostas que seguirão planejadas independente da administração. “Durante a minha gestão de oito anos utilizamos o modelo de conselho e hoje temos ótimos resultados. A sociedade define para onde está indo, criando a governança compartilhada com a associação de interesses. Após os estudos, cada prefeito do Cone Sul receberá propostas de ação concretas que podem ser aplicadas na comunidade”, enfatizou.

O projeto tem por objetivo planejar de forma sustentável a médio e longo prazo o desenvolvimento dos municípios, fomentando a população participar de discussões junto à administração.

Eduardo Japonês, prefeito de Vilhena, diz que apoia a ideia, destacando que os beneficiados deste ideal são os moradores. “Temos que pensar em um bem maior, que é a nossa cidade, hoje estou ocupando o cargo de prefeito, num futuro pode ser outra pessoa, assim, ela pode seguir o que foi planejado para o melhor de Vilhena, independente do viés político”, destaca Eduardo.

Segundo o Sebrae o projeto está ativo em 59 municípios em 23 estados e agora, Vilhena é um destes. Prefeitos e representantes de todo o Cone Sul participaram da palestra, além de boa parte do secretariado de Vilhena, estiveram presentes os secretários e representantes de Planejamento, Terras, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Saúde, Comunicação, Administração, Fundação Cultural e outras pastas.

No Gabinete do prefeito, os secretários se reuniram com Silvio e com o prefeito para uma conversa amistosa que pôde esclarecer vários detalhes de projetos importantes que funcionaram bem em Maringá. “Atuamos para evitar sonegadores de impostos, mapeamos todos os produtores culturais para conseguir patrocínio de grandes instituições e informatizamos a Prefeitura para evitar lentidão, gastos desnecessários e falta de exatidão nos dados. Tudo isso contribuiu para melhorarmos o município com investimentos que se pagaram em pouco tempo”, revelou.

Através de um bate-papo franco, os secretários tiraram várias dúvidas para que possam, agora, se inspirar em iniciativas de sucesso no estado sulista. O evento e a conversa serviram também para confirmar diversas boas ações que a Prefeitura tem tomado em prol do município com planejamento de longo prazo, ainda que investimentos assim sejam menos populares já que seus resultados vem apenas anos depois.

 

Semcom

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h