ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

"Retrato Solidário": Semcom fotografa gratuitamente alunos e moradores de bairros afastados na escola Felipe Rocha

Terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Visualizada 236 vezes

Dezenas de famílias foram beneficiadas pela ação, que deverá ter outras edições em 2020


Mais de 50 famílias ganharam fotografias profissionais feitas em estúdio na última sexta-feira, ao se beneficiarem do projeto “Retrato Solidário”, realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), na escola municipal Felipe Rocha. Toda a equipe da secretaria se dedicou das 15h às 21h para garantir que o maior número de alunos da instituição e de moradores da região pudessem levar para casa imagens em grande formato já impressas, sem custo.

“Demos às pessoas, em muitos casos, suas primeiras fotos profissionais ao mesmo tempo em que nos divertimos fotografando. O local foi escolhido por estar afastado do Centro e ser composto por muitas famílias que não teriam condições de bancar um ensaio em estúdio profissional. Foi ótimo realizar essa ação em parceria com a escola, que colaborou com tinta, papel, impressora, computador e muita atenção. E em 2020 tem mais!”, explica o jornalista, fotógrafo e secretário de Comunicação, Jovino Lobaz.

Idealizado pelo também jornalista e fotógrafo Herbert Weil, o projeto começou em 2012 e foi realizado em escolas da zona urbana e rural por meio do Clube de Fotografia de Vilhena e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Desta vez, a Semcom aproveitou a realização do evento de entrega de recordação aos alunos que concluíram o 5º ano na Felipe Rocha para registrar os estudantes e seus familiares num estúdio montado em uma das salas de aula da escola.

“Exige bastante de quem participa, mas é gratificante. Tiramos milhares de fotos nesta tarde e início de noite. Nossa meta é realizar mais edições do projeto em 2020 para que mais bairros sejam contemplados. Colocar em prática a função social da fotografia é algo que sempre valorizei e agora, através da Prefeitura, podemos aumentar o alcance de ações como essa”, conta Herbert, assessor de comunicação da Prefeitura.

A diretora da escola Felipe Rocha, Patrícia Valéria, e a maquiadora Patrícia Lima, foram parceiras no projeto, cedendo seu tempo e disposição em ajudar com a organização e embelezamento dos fotografados. Todas as fotos do evento, inclusive as de bastidores, estão na página da Prefeitura de Vilhena no Facebook.

“Sou muito grata pelo projeto. Foi maravilhoso o trabalho aqui e já me coloco à disposição para ajudar em outros eventos da Semcom. Deus abençoe sempre e parabéns pelo brilhante trabalho”, agradeceu a diretora Patrícia.

O PROJETO - Baseado no projeto americano “Help-Portrait”, criado pelo fotógrafo de celebridades Jeremy Cowart em 2009, o “Retrato Solidário” foi adaptado para a realidade vilhenense e segue quatro princípios básicos: encontrar pessoas em necessidade, tirar retratos delas, imprimir as imagens e dar as fotos aos retratados.

Através de uma “linha de produção”, os servidores da Semcom organizaram fila, fotografaram os participantes, selecionaram as fotos, imprimiram e entregaram a imagem: tudo ali mesmo, na hora.

Além dos organizadores, participaram do evento os assessores Daniel Horta, Thayná Martins, Gustavo França, Stael Rocha, Josi Menezes, Felipe Machado, Mayko Moreira e Wilian Camargo.

Os álbuns com todas as fotografias do projeto, podem ser acessados no Facebook da Prefeitura de Vilhena através dos seguintes links http://bit.ly/RetratoSolidario20191 e http://bit.ly/RetratoSolidario20192.

 

 

Semcom

 Galeria de Vídeos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h