ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Novembro Azul: postinhos e escolas realizam campanha para prevenção do câncer de próstata

Terça-feira, 26 de novembro de 2019

Visualizada 248 vezes

Consultas médicas, testes rápidos e palestras foram oferecidos pela Prefeitura


As unidades básicas de saúde da Prefeitura de Vilhena realizaram durante o mês várias noites de atendimentos especiais para a aumentar a prevenção do câncer de próstata entre o público masculino. Consultas médicas, exames e palestras foram algumas das atividades oferecidas. Nesta segunda-feira, dia 25, os postinhos de saúde do Setor Industrial do Cristo Rei realizaram noites de conscientização até as 22h.

Segundo o secretário municipal de Saúde Afonso Emerick, os atendimentos servem como forma de inibir o preconceito. “Infelizmente ainda há muito preconceito em relação a esse tema. Por isso, a Prefeitura realiza esses dias especiais para os homens terem consciência e se prevenirem, evitando algo mais grave lá na frente”, explica o secretário.

No próximo dia 27 de novembro, quarta-feira, o postinho de saúde Carlos Roberto Mazala, localizado na avenida Mato Grosso, no Setor 19, também irá realizar atendimentos pelo Novembro Azul.

O médico urologista Nilton Migiyama, que atende no CEV (Centro de Especialidades Vilhenense), realizou cerca de 10 palestras neste mês para salientar aos homens a relevância de se prevenir as várias doenças que atingem o público masculino.

A campanha Novembro Azul também recebeu atenção na Educação. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e todas as escolas da rede municipal se juntaram para uma ação voltada à temática.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foram realizadas palestras com o tema “Cuidar da Saúde Também é Coisa de Homem“ para os servidores da Semed, conduzida pela farmacêutica Mayara de Novais e as enfermeiras Rubinéia Mackoviak e Eller Rodrigues. Após o encerramento da palestra, também foram feitos mais de 180 teste rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

Além disso, em todas as unidades escolares foram feitas campanhas com murais, informativos, aulas especiais e outras ações de conscientização.

 

Semcom

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h