ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Mais de 5 mil eleitores votam para escolher novos conselheiros tutelares em Vilhena

Terça-feira, 08 de outubro de 2019

Visualizada 339 vezes

Dos 57 candidatos concorrentes às vagas, foram eleitos 10 titulares e 10 suplentes


Centenas de vilhenenses foram às urnas na Escola Álvares de Azevedo, neste domingo, 6, para eleger os novos conselheiros tutelares do município. O processo eleitoral, conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e acompanhado pelo Ministério Público e o Cartório Eleitoral, foi transparente e transcorreu sem incidentes.

Pelos dados da Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), esse foi o pleito com maior participação do público na escolha de conselheiros, com 5.389 votos válidos, 3 votos brancos e 36 votos nulos, totalizando o recorde de 5.428 votantes. Na eleição anterior, em 2015, votaram pouco mais de duas mil pessoas.

Dos 57 candidatos que disputaram as vagas neste domingo, foram eleitos 10 titulares e 10 suplentes. Eles tomam posse do mandato de quatro anos em janeiro de 2020, quando Vilhena passa a ter dois Conselhos Tutelares, que atuarão em regiões diferentes da cidade.

O candidato Gilmar Moreira, eleito com 276 votos, foi o mais votado; em segundo lugar ficou a já conselheira Lucimar Borges Sadek, reeleita com 269 votos; Andreia Sousa foi a terceira colocada, com 233 votos. Também foram eleitos como titulares Marcia Souza (224 votos), Regiane Sobral (215 votos), Lorena Nunes (207 votos), Rosi Erdmann (202 votos), Celimar da Silva (192 votos) e Pastora Edna (189). Bette Conselheira, com 181 votos, também foi reeleita.

Os suplentes eleitos para os dois conselhos são Silvania Alves, Suzana Martins, Zé Vindouro, Maria Lazara, Rosângela Pitangui, Alex Guerreiro, Salete Bueno, Andréia Drumond, Meire Oliveira e Gilberto Dutra. Esses assumem o cargo somente com a saída de titulares.

A promotora de justiça Yara Travalon, curadora da infância e juventude da comarca de Vilhena, acompanhou a votação durante todo o dia e participou da apuração dos votos. Ela destacou a importância do Conselho Tutelar. “O conselho é o agente de proteção às nossas crianças e adolescentes, é o órgão que averigua os casos em que menores de idade se encontram ou se colocam em situação de risco, é quem atua na mediação com a família e o poder público.”

 

Semcom

 

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7h - 13h